Ensino Fundamental I e II

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a proposta pedagógica se desenvolve com   metodologias significativas que facilitam a  compreensão e expressão do aluno, desenvolvendo o a cognição, a autonomia, a criatividade, as habilidades sócio emocionais e a cultura maker, num ambiente  lúdico e contextualizado que favorece o conhecimento e a curiosidade do aluno .

• Ludicidade: Permite que experimentem viver diferentes personagens, chegar em acordos para organizar jogos e brincadeiras, tomar decisões, explorar diferentes materiais, usando-os com funções diversas, fazer a ligação com regras já assimiladas e aprender sobre cooperação.
  • Afetividade: O afeto é essencial na construção social e motivação dos alunos para aprender. No Colégio Global potencializamos com afeto o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos.
  • Vivências e Experiências: A escola é um local de encarar inúmeras descobertas, cultivar relações, além de aprender a resolver conflitos. Quando as crianças interagem com outras desde cedo, aprendem a conviver e a compartilhar. Estar entre pares permite que troquem ideias, opiniões, criem soluções para conflitos, brinquem e explorem juntas o seu entorno, aprendendo umas com as outras.
  • Aprendizagem: Despertar a curiosidade nos amplos e encantadores ambientes do Colégio oportuniza momentos que possibilitam o aluno a observar, explorar, pensar, organizar, aprender em diferentes situações . Estimular o raciocínio lógico, a ciência, e a expressão com atividades práticas que valorizam a resolução de problemas, a pesquisa a linguagem e a cultura levam ao encantamento pelo conhecimento.
  • Maker: À proposta do pensamento, Maker tem como objetivo levar os alunos a “pensar fora da caixa” e “colocar a mão na massa”, instigando à criação, a investigação, a elaboração de hipóteses, a resolução de problemas num ambiente colaborativo de aprendizagem
  • Habilidades Socioemocionais: Trabalhamos no desenvolvimento das soft skills, como: empatia,flexibilidade, resiliência, capacidade de trabalhar em grupo e proatividade.

A Formação Integral proposta pelo Colégio Global, promove atividades que  valorizam as competências a o conhecimento  de outras culturas,  adoção de atitudes para uma vida sustentável, que valorizem e respeitem o meio ambiente,  a promoção da cultura da paz  desenvolvendo as competências  socioemocionais e a solidariedade e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho.. Estes temas são desenvolvidos de forma gradual  por todas as turmas do Infantil ao Ensino Médio a fim formarmos cidadãos globais que saibam  gerenciar o seu tempo, planejar o futuro com objetivos claros , sendo empreendedores da própria vida .

Ensino Fundamental – Anos Finais

O  aluno do Ensino Fundamental  – Anos finais, utiliza novas metodologias, tecnologia e  inovação  favorecendo   um aprendizado dinâmico,  que   desperta o interesse pelo conhecimento,  desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade ,  a sensibilidade e autonomia.  A iniciação em projetos científicos , os hábitos de estudo,  o incentivo de práticas esportivas,  culturais  e  formação de valores fazem parte do dia a dia do aluno.

• Projetos Científicos: Projetos que envolvem os alunos através de experimentos e construções de modelos em uma ou mais disciplinas, por meio de pesquisa.
  • Hábitos de estudo: Em tempos de inovações e transformações tão rápidas, uma necessidade para qualquer estudante é criar o hábito de estudar, garantindo a capacidade de lifelong learning.
  • Leitura e escrita: A habilidade de comunicação é indispensável para se tornar bem sucedido no século XXI e necessária em todas as etapas da vida. Saber ler, escrever e ouvir são componentes essenciais e que podem ser desenvolvidos através das inovações do mundo digital.
  • Valores: O Colégio Global parte de uma premissa onde os valores são fundamentais para a formação humanista do indivíduo, construindo a base de gerações futuras, com referência em princípios básicos, como o respeito ao próximo.