História

Uma trajetória feita de sonhos, de sonhos realizados com sucesso! Assim é a história do Colégio Global, que está completando 30 anos em 2018.

Uma história feita de sonhos, inspiração e entusiasmo,
Uma psicóloga,
Que tornou um sonho realidade,
A partir de uma escolinha de Educação Infantil inovadora,
Construiu o Colégio Global,
30 anos e milhares de vidas envolvidas,
Transformando realidades,
Mudando destinos.
Ajudando a construir uma sociedade mais humana,
Através do conhecimento e da educação.
Tudo isso é motivo de orgulho,
Orgulho da transformação realizada,
Orgulho de ensinar há tanto tempo e continuar aprendendo!

No dia 22 de maio de 1988, a psicóloga Cleyde Rejane Treml realizou um grande sonho, inaugurou a Escolinha Mundo Feliz, localizada na Estrada 25 de julho, em São Bento do Sul, com 12 alunos. Uma proposta educacional inovadora, com o objetivo de inserir a arte e a cultura dentro da escola e inspirando alunos e professores na realização de seus sonhos.

No segundo ano de existência, a escola estava com 47 alunos matriculados, então houve a necessidade  de um espaço maior e mais moderno, foi então que a primeira mudança de endereço aconteceu. A Escola Mundo Feliz foi transferida para a Rua Padre Henrique Müller.

A Escola Mundo Feliz continuava crescendo. E o sentimento de que era essa a educação de qualidade que a cidade de São Bento do Sul precisava, só aumentava! Por isso, em 1944, a escola abriu o Ensino Fundamental I e precisou mudar mais uma vez de endereço, passou a funcionar na Rua Alfredo Klimmek.

Depois disso, a Escolinha não parou mais. Em 1995 iniciamos a parceria com o Sistema Positivo de Ensino, pois acreditamos que a educação é construída com a dedicação e envolvimento cotidiano da comunidade escolar e facilitada por livros didáticos de qualidade.

A Escola Mundo Feliz já se consolidava na cidade pelo seu ensino moderno e diferenciado, foi o momento de abrir turmas para o Ensino Fundamental II e mudar o nome da escola. Já não era mais uma escola somente de ensino infantil, era uma escola que precisava de um nome que acolhesse todas as idades dos alunos e mostrasse a grandeza do seu trabalho. E assim surgiu, em 1999, o Colégio Global!

A mudança está sempre presente em nossa história

2000 – A cada ano um grande passo era dado para a construção da escola dos sonhos. No dia 15 de abril o Colégio Global inaugurou a sua sede própria, na Rua Bruno Fischer, 200 numa área de 15 mil metros quadrados, com uma excelente estrutura física e muitos espaços verdes, mostrando a valorização da natureza.

2002 – Criamos o bosque do Colégio Global, onde foram plantadas diversas árvores nativas e frutíferas, que cercam várias trilhas, permitindo que os alunos desenvolvam suas atividades mantendo contato mais próximo com a natureza. Também foi o ano de ampliar as nossas atividades educacionais com a abertura do Berçário.

2003 – Ano de oferecer para as famílias o Ensino de Período Integral no colégio. Recebemos o selo Escola Solidária, do Instituto Faça Parte, pelas ações sociais desenvolvidas pelo colégio para a comunidade local.

2005 – Foi o ano de inicio do Ensino Médio no Colégio Global. Uma estrutura diferenciada foi criada para atender esse nível de ensino: salas mais amplas, laboratórios modernos, e biblioteca com muito mais títulos disponíveis. Tudo para garantir o melhor aprendizado para os nossos alunos.

2006 – Os investimentos não param. Para continuar incentivando a prática esportiva e as atividades culturais, o Ginásio de Esportes do colégio foi reformado e ampliado, com quadras flutuantes, lanchonete e com a criação de espaços exclusivos para as Oficinas de Artes, Dança, Teatro e Música.

2007 – Para que as nossas instalações também fossem disponibilizadas para a comunidade local, iniciamos parcerias com universidades para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Ano de formação da primeira turma do Ensino Médio e também das primeiras aprovações dos nossos alunos em vestibulares.

2010 – Ano de muitos investimentos em tecnologia, com a compra de modernos equipamentos de informática, acesso à internet e a utilização de um portal de conteúdo para enriquecer e ampliar a prática pedagógica.

 2012 – Com o objetivo de ampliar as experiências dos alunos no colégio, construímos mais 420 metros quadrados de estrutura, resultando no Espaço Gourmet (para aulas de culinária), Sala Multimídia, Laboratórios de Informática, Movimentoteca e um espaço especial e planejado para os bebês, o Espaço Baby.

2013 – O Colégio Global comemorou 25 anos de existência, com resultados surpreendentes e ótimas perspectivas para o futuro, transformando pensamentos em ações e sonhos em realidade.

2013 – Uma grande conquista nacional para uma aluna do Colégio Global nos encheu de orgulho. A aluna, Viktoria Weihermann, de 15 anos, venceu a maior olimpíada de Geografia já realizada no Brasil (mais de 165.000 estudantes participantes), organizada pela National Geographic Brasil, chamada de “Viagem do Conhecimento”.

2014 – O incentivo à iniciação científica rendeu os seus primeiros frutos para o colégio com dois projetos finalistas na Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia:  “Combustão Avançada da Madeira” e “Atletas em Alto Volume”.

2015 – A vontade de desenvolver projetos que pudessem transformar a comunidade local motivou alunos do Colégio Global a apresentarem o projeto de criação de uma cisterna para o reaproveitamento da água da chuva e geração de energia a partir da queda da água das calhas. O projeto foi premiado pela FECIMAR, Feira de Ciências do Planalto Norte e implantado no Colégio Global em 2016. Ações de sustentabilidade fazem parte dos valores do colégio.

2017 – A formação de alunos globais requer o domínio da língua inglesa, por esse motivo implantamos no colégio Global, o PES – Positivo English Solution. Uma solução educacional da Editora Positivo, desenvolvida para promover e aprimorar o ensino de uma segunda língua, e que se baseia em 4 habilidades da proficiência em inglês: Falar, ler, escrever e compreender.

2018 – Novos espaços foram criados para aumentar os estímulos sensoriais e incentivar a imaginação de nossas crianças na educação infantil: Sala Sensorial e Sala do Conto.

2019 – Um colégio sustentável se preocupa com o impacto diário de suas ações, a instalação de painéis fotovoltaicos de geração de energia, comprova essa afirmação. Esse sistema inovador é o primeiro  em toda a região na área educacional, conta com 154 painéis, que podem gerar em torno de 5700 kWh, ou em torno de R$ 4 mil em energia elétrica por mês. Neste ano também foi criada a Sala Be Creative (sala maker), trata-se de um espaço inspirador de ideias e criações para os nossos alunos.

2020 – Um ano desafiador para o mundo inteiro em função de uma pandemia, ficará marcado na história da vida de cada um de nós. Reaprendemos a viver de uma forma diferente e vimos, mais do que nunca, que a inovação é essencial em nossas vidas. Nossos professores se destacaram pela agilidade em um novo jeito de ensinar à distância, bem como nossos alunos e seus familiares foram parceiros neste novo momento de aprendizado. Num ano tão atípico, nossos alunos conquistaram 7 Medalhas de ouro, 12 de prata e 23 de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia, e nos encheram de orgulho. Também tivemos alunos que receberam certificação da NASA, pelo envio de projetos a serem enviados ao espaço. Criação do novo Espaço Baby.

2021 – RECOMEÇO é a palavra de ordem. Muitos projetos e ações inovadoras como a chegada das aulas de socioemocional para equilibrar todas as nossas emoções, que não foram poucas, com todas essas mudanças e adaptações as novas realidades. Maker, empreendedorismo, protagonismo e inovação, elementos que geram muitos e muitos outros sonhos, uma aprendizagem criativa, geradora de pessoas seguras, bem resolvidas e preparadas para as profissões do futuro.